Caraúbas-PB, quarta-feira, 16 de agosto de 2017. Amigos online 10

Saúde e Saneamento

Maria Salete Neves Jordão



Maria Salete Neves Jordão, nascida em Caraúbas/PB, é Enfermeira formada pela Universidade de Pernambuco (UPE), em 1984. Possui habilitação em Enfermagem Obstétrica pela UPE, em 1985, e especializou-se em Saúde da Família, pela UPE, em 2002.
Possui mais de 30 anos de experiência na saúde pública, tendo iniciado suas atividades profissionais no Hospital dos Servidores do Estado de Pernambuco, na cidade do Recife, em 1985, onde exerceu sua função até o ano de 1988. A partir desta data foi realocada para a Unidade Ambulatorial do Instituto de Recursos Humanos do Estado de Pernambuco, na cidade de Caruaru/PE, onde desempenhou sua função até outubro de 2016 e hoje aguarda aposentadoria por tempo de serviço.
De 1993 a 1998 ocupou o cargo de Coordenadora e Supervisora dos Programas da Saúde Pública do município de Cachoeirinha /PE. De 1999 a 2000 trabalhou como Enfermeira da Família no município de Caruaru/PE, onde implantou o Programa de Saúde da Família no distrito de Gonçalves Ferreira. 
Foi Coordenadora do Programa de Saúde da Mulher e Saúde da Criança no município de Bonito/PE, no período de 2001 a 2002.  
Em 2005 foi aprovada em concurso da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco e desempenhou a função de Coordenadora de Centro Cirúrgico do Hospital Regional do Agreste pelo período de dois anos.
No período de 2007 a 2011 foi Assessora Técnica da Diretoria do Hospital Regional do Agreste, em Caruaru/PE.
Foi Diretora do Departamento de Atenção Especializada da Secretaria Municipal de Saúde de Caruaru/PE, de 2011 a 2012. 
Em 2012 foi nomeada Secretária Executiva de Saúde, tendo permanecido nessa função até o ano de 2013. Desde então, foi nomeada Assessora Técnica da Secretaria Municipal de Saúde de Caruaru, desempenhando esta função até dezembro de 2016.

SECRETARIA DA SAÚDE - SMS

 

A Secretaria da Saúde e Saneamento tem a seguinte composição:

I – SECRETARIA ADJUNTA

1 – Assessoria Especial

 

II – ADMINITRADOR DE UNIDADES DE SAUDE

1               - Administrador de Unidade de Saúde Adjunto

2               - Secretário de Unidade de Saúde

 

III - DEPARTAMENTO DE SAÚDE

1 - Divisão de Apoio ao Programa Saúde da Família - PSF

2 - Divisão de Atenção Básica à Saúde.

3 - Divisão de Odontologia;

4 - Divisão de Programas da Saúde da Mulher

5 - Divisão de Distribuição de Medicamentos.

6 – Divisão de Saúde Bucal.

7 – Divisão de Apoio ao CMS

IV – DEPARTAMENTO DE VIGILANCIA EM SAUDE

1 – Divisão de Saúde da Criança  do Adolescente

2 – Divisão de Saúde do Idoso

 

V – DEPATAMENTO DE CONTROLE EPIDEMIOLOGICO

1 - Divisão de Epidemiologia.

2 -  Divisão de Controle de Doenças

 

VI – DEPARTAMENTO DE VIGILANCIA SANITARIA

1 -  Divisão de Apoio aos ACS  e ECD.

2 – Divisão de Combate a Epidemias.

 

VII – DEPARTAMENTO DE ALIMENTAÇÃO DE SISTEMAS E PRESTAÇÃO DE CONTAS

 

1 – Divisão de alimentação do sistema do SUS

2 – Divisão de Prestação de Contas de Recursos do FNS e de Convênios

 

A Secretaria da Saúde compete, dentre outras atribuições e através dos seus Órgãos subordinados, promover os serviços de assistência médico-hospitalar e odontológica em caráter preventivo e curativo e gerenciar o Sistema Único de Saúde;

 

Ao Administrador de Unidade de Saúde compete:

 

I – administrar as Unidades de Saúde na Sede e no Distrito do Município de Caraúbas;

II – acompanhar as atividades oferecidas pela Unidade de Saúde;

III – registrar os procedimentos que foram oferecidos pela Unidade de Saúde a cada mês;

IV – controlar o ponto dos servidores da Unidade de Saúde, informando os resultados ao Departamento de Pessoal do Município.

 

Ao Departamento de Saúde compete:

 

III - administrar o laboratório de análises clínicas;

IV - primar pela assistência à saúde pública;

V - administrar o Programa Saúde da Família;

VI - administrar o Programa dos Agentes Comunitários de Saúde;

VII - gerenciar todos os programas na área de saúde e saneamento desenvolvido pelo Município ou em convênio com as outras esferas governamentais.

VIII-  formular de forma democrática e implantação da Política Municipal de Saúde;

IX – dirigir o processo de elaboração, aprimoramento e implantação de planos, programas, projetos e legislação voltados à Saúde, priorizando a elaboração e execução do Plano Municipal de Saúde;

X – gerir o Fundo Municipal de Saúde;

XI - propor medidas visando a melhoria da qualidade e produtividade do setor de Saúde;

XII - a prestação de serviços de atendimento médico-hospitalar à população em geral;

XIII - a formação dos profissionais da saúde em suporte básico;

 

Ao Departamento de Vigilância em Saúde, compete: 

 

I - a realização de campanhas educativas a criança e ao adolescente, em relação à prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, bem como ao consumo de drogas;

II – acompanhar os pacientes portadores de doenças sexualmente transmissíveis, orientando os procedimentos para o seu tratamento;

III – orientar aos idosos sobre as doenças silenciosas, tais como diabete, hipertensão e outras doenças, orientando ao acompanhamento médico para uma melhor qualidade de vida.

 

Ao Departamento de Controle Epidemiológico, compete:

 

I – acompanhar o controle de doenças através da estatística em poder da Secretaria de Saúde;

II – trabalhar as campanhas de controle epidemiológico, orientando a população para os riscos e como evita-los;

III – prestar assistências a população em caso de epidemia.

 

Ao Departamento de Vigilância Sanitária, compete:

 

I - acompanhar todas as atividades praticadas no Município, seguindo as orientações impostas pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria do Estado da Saúde, através de Resoluções, Portarias e demais legislação que trata especificamente do assunto.

II – acompanhar o Programa dos Agente Comunitários de Saúde, dando suporte para o trabalho dos mesmos cheguem a toda população

 

Ao Departamento de Alimentação de Sistema e Prestação de Contas, compete:

 

I – efetuar a alimentação dos sistemas do Fundo Nacional de Saúde e outros programas do Sistema Único de Saúde;,

II – efetuar a coleta de informações necessárias para a alimentação do sistema do SUS;

III – efetuar as prestações de contas de recursos recebidos pelo Município, através de programas ou convênio firmados pelo Município;

VI – efetuar as prestações de contas dos recursos oriundos do F N S.

Endereço

Rua: Rua Bartolomeu da Costa Lima, s/n
Bairro: Centro
Telefones: 83.3307.1131 | |
Email: saude@caraubas.pb.gov.br

Horário de funcionamento

Horário 24 horas online