Caraúbas-PB, sábado, 16 de dezembro de 2017 . | | | | | Facebook twitter webmail instagran youtube

CARAÚBAS É CONTEMPLADO COM NÚCLEO DE APOIO À ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA - NASF

sábado, 19 de agosto de 2017

CARAÚBAS É CONTEMPLADO COM NUCLEO DE APOIO À ESTRATÉGIA DA SAÚDE DA FAMÍLIA - NASF

Depois de quase 15 (quinze) anos após a implantação da primeira equipe de Saúde da Família do município de Caraúbas, eis que a atual gestão é contemplada com a implantação da primeira equipe do NASF – Núcleo de Apoio à Estratégia de Saúde da Família. Qualquer município brasileiro pode implantar equipes NASF, desde que tenha ao menos uma equipe Saúde da Família. O que varia de um município para o outro, conforme o número de equipes SF que ele tiver, é a modalidade de NASF a ser implantado.
No caso do município de Caraúbas será implantado o NASF 3, haja vista o mesmo dispor de 02 (duas) equipes Saúde da Família. Deverão ser contratados 04 (quatro) profissionais que cumprirão uma carga horária mínima de 80 horas semanais, onde cada ocupação deve ter no mínimo 20h e no máximo 40h de carga horária semanal. Integrarão o NASF de Caraúbas 01 Psicólogo, 01 Fonoaudiólogo, 01 Fisioterapeuta Acunputurista e 01 (um) Educador Físico.
O NASF trabalha na lógica do apoio matricial. Isso significa, em síntese, uma estratégia de organização da clínica e do cuidado em saúde a partir da integração e cooperação entre as equipes responsáveis pelo cuidado de determinado território.
A ideia é que os profissionais da equipe do NASF possam compartilhar o seu saber específico com os profissionais da ESF, fazendo com que a equipe Saúde da Família amplie seus conhecimentos e, com isso, aumente a resolutividade da própria atenção básica.
São exemplos de ações de apoio matricial: discussão de casos, atendimentos compartilhados (NASF + ESF vinculada), atendimentos individuais do profissional do NASF precedida ou seguida de discussão com a ESF, construção conjunta de projetos terapêuticos, ações de educação permanente, intervenções no território e na saúde de grupos populacionais e da coletividade, ações intersetoriais, ações de prevenção e promoção da saúde, discussão do processo de trabalho das equipes e etc.
De acordo com a Secretária da Saúde do município Raissa Sullen, Caraúbas receberá mensalmente R$ 8.000,00 (oito Mil Reais) para custear o NASF. Esse recursos servirá para pagar os profissionais e manter o núcleo em funcionamento. 
O prefeito Silvano Dudu, falou da importância da implantação de uma equipe multidisciplinar como está que irá oferecer suporte aos profissionais da ESF, bem como, a toda população de Caraúbas que passará a contar com mais estrutura de apoio na identificação de casos relacionados a saúde pública. Iremos garantir a estrutura necessária para o funcionamento do NASF e a satisfação desses profissionais, concluiu.

FONTE: SEPLACOM
Foto: Arquivo SMS