Caraúbas-PB, domingo, 18 de agosto de 2019 . | | | | | Facebook twitter webmail instagran youtube

SAÚDE DE CARAÚBAS ADERE A CAMPANHA SIFILIS NÃO

sexta-feira, 9 de agosto de 2019

SAÚDE DE CARAÚBAS ADERE A CAMPANHA SIFILIS NÃO

O município de Caraúbas aderiu nesta sexta-feira a Campanha SIFILIS NÃO, do Ministério da Saúde que consiste na realização testes rápidos e o tratamento dos pacientes no próprio município. Esta importante foi selada no dia de hoje pelo Secretário da Saúde, Leonardo Eneas de Almeida, durante participação no Congresso dos Secretários Municipais da Saúde do Estado da Paraíba, sediado em João Pessoa.
A campanha tem como objetivo lembrar as pessoas sobre a importância da prevenção, do diagnóstico e do tratamento da sífilis. A ação tem como alvo as gestantes e suas parcerias sexuais, e a população sexualmente ativa em geral e profissionais da saúde.
A campanha é realizada no âmbito do projeto Sífilis Não, uma parceria entre o Ministério da Saúde e a Prefeitura de Caraúbas que tem como objetivo, entre outros, ampliar o acesso da população ao diagnóstico e ao tratamento na rede básica da saúde.
A campanha tem como populações prioritária (jovens, gestantes, população sexualmente ativas e profissionais da saúde), a campanha conta com perfis em redes sociais que farão a interlocução das temáticas da sífilis, esclarecendo dúvidas e difundindo informações através de interação com os internautas.
De acordo com o secretário Leonardo Enéas, agora teremos como tratar esses pacientes no município, realizando um trabalho de formiguinha, ou seja, identificando os casos, catalogando e, principalmente, tratando todos os casos de Sífilis, pertinho da família e porque não dizer, em casa, disse Leonardo.
Leonardo lembra ainda que a doença tem alguns sintomas. Começa com um machucado. Indolor, costuma não ser bonito, mas também não é o fim do mundo. Quando aparece na área genital, fica evidente nos homens, mas pode acabar escondido dentro da vagina sem chamar qualquer atenção. Há ainda outros casos discretos, como na garganta ou no ânus. Aí, quando você está começando a se preocupar, Bam! Desaparece. Parabéns! Seu sistema imunológico é mesmo incrível, né? Na verdade, não. Você só passou para a próxima etapa de uma doença que, a curto ou longo prazo, pode atacar seu cérebro, mudar a estrutura dos seus ossos, deformar seu rosto e matar seus filhos. Você tem sífilis, concluiu ele.

Fonte: SEPLACOM
Foto: Leonardo Enéas