Caraúbas-PB, segunda-feira, 20 de novembro de 2017 . | | | | | Facebook twitter webmail instagran youtube

PREFEITURA DE CARAÚBAS REALIZARÁ AUDIÊNCIAS PÚBLICAS DO PPA 2018/2021

sábado, 28 de outubro de 2017

PREFEITURA DE CARAÚBAS REALIZARÁ AUDIÊNCIAS PÚBLICAS DO PPA 2018/2021

A Prefeitura Municipal de Caraúbas através das Secretarias do Planejamento, Comunicação Institucional e Gestão e Finanças estará realizando a partir do próximo dia 01/11 as audiências públicas para discussão do Plano Plurianual 2018/2021.
O Plano Plurianual (PPA) é um instrumento para o planejamento estratégico do município, isto é, para organização dos recursos e energias do governo e da sociedade em direção a uma visão de futuro, a um cenário de médio prazo.
De acordo com o cronograma serão realizadas 02 (duas) audiências públicas envolvendo duas macrorregiões. A primeira acontece dia primeiro de novembro no Mercado Público do Distrito de Barreiras, a partir das 16h., com os moradores da macrorregião 01 que envolve as comunidades de Barreiras, Anjiquinho, Monte Alegre, Frades, Moreira, Salinas, Barro Branco, Boqueirão, Jacques, Bandeira, Luís Gomes, sítio Novo, Roça e Pedra d’água.
No dia 08/11, será realizada a segunda audiência pública com os moradores da macrorregião 02, no clube recreativo 5 de maio, na cidade de Caraúbas também as 16h., contemplando as comunidades de Salgadinho, Curralinho, Riacho do Boi, Passagem, Ponta de Serra, Campos, Peravilho, Pau Ferro, Azeite, Poço do Pau, Severo, Coro e toda zona urbana de Caraúbas.
O PPA não pode ser apenas um documento burocrático, para cumprir apenas um requisito legal ou uma imposição dos órgãos de controle. A elaboração do PPA deve ser vista como uma oportunidade do governo municipal compatibilizar sua estratégia de governo com os objetivos do seu programa eleitoral escolhido pela população democraticamente, afirmou o secretário do Planejamento jornalista Eduardo Belo. 
Além disso, o planejamento municipal para os próximos 4 anos deve ser compatibilizado com o planejamento estadual e federal, com as oportunidades que as ações do Estado e da União podem criar para o município. 
O PPA é o documento que formaliza o planejamento do município. Neste sentido ele deve deixar clara a relação entre metas e objetivos e os recursos disponíveis, não só financeiros, mas humanos, materiais e outros fundamentais para o funcionamento da máquina pública. O plano deve ser desenhado de modo a permitir uma boa gestão dos seus programas e projetos. 
Um dos elementos fundamentais é prever, desde o início, como o plano será acompanhado, como será monitorado, como a população poderá acompanhar a execução de metas e objetivos. Só um bom sistema de monitoramento e avaliação pode garantir um processo de aprendizagem coletiva com erros e acertos, melhorando a eficiência na aplicação dos recursos. 
De acordo com o prefeito Silvano Dudu temos que considerar o dinamismo do ciclo de gestão, o planejamento da administração municipal é na verdade, uma ação contínua. O ciclo de gestão é composto de quatro grandes fases: Elaboração, Implantação, Monitoramento & Avaliação e Revisão. Na prática elas são interligadas e contínuas, afirmou ele.  

Fonte: SEPLACOM
Foto: Arquivo SEPLACOM