Caraúbas-PB, quarta-feira, 18 de outubro de 2017 . | | | | | Facebook twitter webmail instagran youtube

MUNICIPIO DE CARAÚBAS É INCLUÍDO NO MAPA DO TURISMO DO BRASIL

sexta-feira, 15 de setembro de 2017

MUNICÍPIO DE CARAÚBAS É INCLUÍDO NO MAPA DO TURISMO DO BRASIL

O prefeito Silvano Dudu recebeu nesta quinta-feira (14), uma excelente notícia por parte do Ministério do Turismo. Depois de vários anos sem a inclusão do município no mapa do Turismo Brasileiro, o MTur divulgou o novo mapa do turismo brasileiro, instrumento que destaca municípios que adotam o turismo como estratégia de desenvolvimento e norteia a definição de políticas públicas para o setor. Em comparação ao ano passado, o número de regiões turísticas e municípios cadastrados cresceu exponencialmente. Em 2016, eram 2.175 cidades em 291 regiões, este ano o mapa registra 3.285 municípios em 328 regiões turísticas.
O aumento nos números é resultado de um amplo trabalho de conscientização do Ministério do Turismo junto aos gestores municipais e estaduais a respeito da necessidade de identificação e classificação das cidades para que as políticas públicas e investimentos sejam mais adequados à realidade de cada região.
“O mapa é um instrumento muito importante para gestão, estruturação e promoção dos destinos. Por isso, é importante que ele esteja sempre atualizado, garantindo com que os municípios que queiram trabalhar o turismo como uma atividade econômica, tenham prioridade dentro das políticas e ações do MTur”, afirmou o ministro do turismo.
A atualização periódica do Mapa faz parte de uma estratégia do Plano Brasil + Turismo, lançada este ano pelo ministro Marx Beltrão para fortalecer o setor de viagens no país. De acordo com o Plano, a partir de 2017 o Mapa passa a ser atualizado a cada dois anos. Sua construção é feita em conjunto com os interlocutores estaduais que representam o MTUR e órgãos oficiais de Turismo dos estados brasileiros e instâncias de governança regional.
De acordo com o novo mapa, 23% (740) dos municípios estão nas categorias A, B e C. Esses municípios concentram 93% do fluxo de turistas doméstico e 100% do fluxo internacional. Os demais 2.545 municípios figuram nas categorias D e E. Esses destinos não possuem fluxo turístico nacional e internacional expressivo, no entanto alguns possuem papel importante no fluxo turístico regional e precisam de apoio para a geração e formalização de empregos e estabelecimentos de hospedagem.
O município de Caraúbas foi classificado na categoria E, depois de um grande esforço da atual gestão, onde desde o mês de Abril do corrente, vem trabalhando com o objetivo de recolocar Caraúbas na rota do desenvolvimento regional.
O Tribunal de Contas da União e o Senado Federal reconhecem o Mapa do Turismo Brasileiro como um instrumento de gestão para orientar no desenvolvimento de políticas públicas regionalizadas e descentralizadas. A atualização bianual do documento se torna, portanto, fundamental para que esse instrumento seja eficaz e respeite o princípio de eficiência da Administração Pública.
O prefeito Silvano Dudu afirmou que já está em fase de elaboração pelas Secretarias do Planejamento, Comunicação e Gestão e a de Turismo, Cultura e Desporto um projeto de infraestrutura da urbanização, revitalização e construção de áreas públicas que deverão ter a partir de 2018, exploração do turismo ecológico, religioso, cultural e de eventos regionais. Vamos proporcionar melhor qualidade de vida para nossa população, fazendo com que se gere emprego e renda para grande parte da população caraubense, disse o prefeito.
A secretária do turismo, Silvana Myllena disse da sua alegria em ter conquistado importante reconhecimento para o município de Caraúbas. Agora teremos como angariar recursos junto ao Ministério do Turismo não apenas para realizar festas, mais para garantir a infraestrutura que tanto a cidade necessita para se desenvolver através do seu potencial turístico, finalizou ela.

Fonte: MTur/SEPLACOM
Foto: Eduardo Belo